quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Luciano Pavarotti: Morre, aos 71 anos, o tenor italiano


O tenor italiano Luciano Pavarotti morreu hoje, aos 71 anos, de câncer no pâncreas. O tenor havia sido internado com uma infecção pulmonar no dia 8 de agosto, no Hospital Policlínico de Modena, no norte da Itália.

O italiano foi operado do pâncreas em julho do ano passado em Nova York. O câncer no pâncreas é considerado por especialistas como uma das formas mais letais da doença, mas a cirurgia oferece condições para melhora. O cantor de ópera morreu por volta das 1h50 (horário de Brasília). Ainda não se sabe quando serão os funerais e onde seu corpo será enterrado.

A história:

Luciano Pavarotti nasceu na província italiana de Modena, em outubro de 1935. Habilidoso nos esportes, não demorou muito para que conquistasse os primeiros fãs como titular de um time de futebol local.

A estréia de Pavarotti nos palcos foi em abril de 1961, com a popular ópera “La Bohàme”, de Puccini, na cidade de Reggio Emilia. Esse sucesso levou a convites para apresentar-se em toda a Itália e várias partes do mundo. Ele conquistou o público de Amsterdã, Viena, Zurique e Londres.

Sua grande chance aconteceu em Londres, graças a outro grande tenor lírico italiano, Giuseppe di Stefano, que precisou faltar a uma apresentação de "La Bohème" em 1963.

Já a estréia na América ocorreu em fevereiro de 1965, em Miami, nos Estados Unidos, com a produção da ópera de “Lucia di Lammermoor", de Gaetano Donizetti, ao lado de Joan Sutherland, com quem começaria uma grande parceria.

Seu maior legado para a música provavelmente será a apresentação com os espanhóis Plácido Domingo e José Carrera na abertura da Copa do Mundo de 1990, na Itália, vista por cerca de 800 milhões de pessoas no mundo todo. Desse encontro surgiu Os Três Tenores, que ainda hoje é o álbum de música clássica mais vendido de todos os tempos.

(retirado da página de notícias do MSN)

Seguem abaixo alguns links para mais notícias a respeito da morte de Pavarotti:

Luciano Pavarotti: uma vida consagrada à ópera

Mundo da ópera chora a morte de Luciano Pavarotti

Tenor italiano Luciano Pavarotti morre aos 71 anos